CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR CORRECTAMENTE ESTA NEWSLETTER CLIQUE AQUI
 
#22 | 26 Dezembro 05
 

É investigador e professor no Departamento de Neurobiologia, Psiquiatria e Psicologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Nascido em 1961 no Marco de Canavezes, é hoje um investigador internacionalmente reconhecido mas pouco conhecido em Portugal fora do meio científico.
O seu laboratório estuda a biologia da aprendizagem e da memória. Investiga os processos moleculares, celulares e do circuito que definem o armazenamento e a recuperação da informação.
Também procura compreender os mecanismos que motivam os défices cognitivos, tais como aqueles associados ao envelhecimento, à esquizofrenia e à Neurofibromatosis type I.

email
site

Alcino Silva
"O esquecer é tão importante como a memória."

Qual a ambição das neurociências?
A ambição das neurociências é saber como o cérebro funciona e desenvolver curas para doenças mentais.

Sugeriu que esquecemos activamente. Acha que o organismo tem uma “razão” para o fazer?
Sim. O esquecer é tão importante como a memória. O nosso cérebro detecta muitos detalhes no mundo à nossa volta que nós não precisamos de guardar para sempre. Muitas das coisas que aprendemos são erradas e é essencial esquecê-las.

As descobertas das neurociências irão gerar novos ramos na ciência?
Eu penso que sim. A informação acerca de como vemos o mundo vai mudar tudo, incluindo o mundo à nossa volta. Por exemplo, o nosso laboratório está a investigar como o cérebro adquire e processa informação. As leis que estamos a derivar poderão ser usadas para construir novos meios de informação e de educação, novos códigos jurídicos que reflectem estas descobertas acerca de quem realmente somos nós.

O que o levou a fixar-se nos EUA?
A ciência. Há 28 anos atrás era muito difícil estudar neurociências em Portugal. Agora as coisas estão muito melhores, mas eu tenho muitas raízes nos EUA (família, etc.).

Conhecer fascina-o porque:
Na vida só uma coisa realmente conta: ajudar a melhorar o mundo à nossa volta. Eu vi muito cedo que a melhor maneira para eu poder pessoalmente fazer isso seria através da ciência. E eu adoro a ciência: para mim é trabalho, diversão, paixão...

 

Anteriores entrevistas:
Helder Coelho
José Tribolet
José Félix Costa
Luís Cabral
Maria Margarida Souto-Carneiro
Henrique Garcia Pereira
António Pedro Dores
Jorge Buescu
Luís Sebastião
Luís Quintais
Ana Estanqueiro

Paulo Varela Gomes
Viriato Soromenho-Marques

José Maria da Fonte Ferreira
João Gama Oliveira
Miguel B. Araújo
Patrícia Almeida Carvalho
Rodrigo Martins
João Lin Yun
Hélder Maiato
João Coutinho

 
Editor
António Coxito
Produção
Ricardo Melo
Design
Luís Silva
Subscrições/cancelamento
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu)